terça-feira, 27 de março de 2012

Aliados da balança e do bom humor

Vários alimentos ajudam a prevenir o ganho de peso, devido a quantidade de calorias que apresentam e, principalmente, devido à ação de nutrientes que impedem o depósito de gordura no organismo. Outros, além de não causarem prejuízos na balança, ajudam a tornar a vida mais leve. Vamos a eles!

Alimentos termogênicos obrigam nosso corpo a gastar mais energia durante a digestão, tais como:
Abacate, água gelada, alho, azeite de oliva extravirgem, canela, castanha-do-pará, gengibre, guaraná, óleo de coco, pimenta-vermelha, pimentões e uva.

Alimentos ricos em fibras vão retardar a digestão, absorver açúcar, aumentar a sensação de saciedade, estimular o funcionamento do intestino, e ajudar a reduzir a circunferência abdominal. Alguns exemplos:

Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça.

Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico.

Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela.

Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço.

Alimentos de baixo índice glicêmico (IG) retardam a liberação de açúcar. São os que têm digestão mais lenta, garantem saciedade por mais tempo e dificultam a absorção dos carboidratos. Entre eles:
Ameixa, cereja, damasco, kiwi, maçã, morangos, pêssego, uva, cenoura, ervilha seca, feijão cozido, feijão preto, grão-de-bico, lentilhas, soja e macarrão integral.

Alimentos antioxidantes são aqueles que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, enfermidades do sistema nervoso, e atuam sobre a beleza retardando o processo de envelhecimento. Os antioxidantes são substâncias capazes de prevenir os danos provocados pelos radicais livres. Veja onde encontrar essas substâncias:

Vitamina A e carotenoides: encontrados na gordura do leite, na gema do ovo e nas frutas, verduras e legumes amarelos e verde-escuros, como laranjas, manga, melão, cenoura, abóboras, beterraba, espinafre e couve.

Vitamina C: frutas cítricas (laranja, acerola, limão e abacaxi), melão, brócolis, pimentão e tomate.

Vitamina B2: vegetais folhosos verdes, laticínios e carnes.

Vitamina E: óleos vegetais, castanhas, ovos, nozes, sementes, verduras e cereais enriquecidos.

Bioflavonoides: frutas cítricas, uvas e verduras frescas.

Zinco: presente em frutos do mar (principalmente ostras e mariscos), cereais enriquecidos, carnes vermelhas, nozes e leguminosas.

Ferro: carnes, aves, peixes, leguminosas, grãos de cereais integrais e hortaliças verde-escuras;

Selênio: a principal fonte é a castanha-do-pará (uma única unidade cumpre as necessidades diárias). Aves, frutos do mar, víscera, cebola, alho e cogumelos também contêm o mineral.

E, por fim, alimentos que por possuírem em sua composição, substâncias que estimulam a liberação de serotonina (hormônio responsável pela sensação de prazer), aumentam a sensação de bem-estar.

Alface: possui lactucina, substância que combate a irritação.

Banana: excelente fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Essa substância auxilia na prevenção da depressão, do mal humor e da insônia.

Abacate: a vitamina B3 presente na fruta, juntamente com o ácido fólico, atua como coenzima de neurotransmissores do bom humor.

Laranja: a vitamina C combate a fadiga e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso.

Leite e derivados: presente em sua composição, o cálcio combate o estresse.

Lentilha, grão-de-bico e soja: contêm magnésio que tem efeito calmante.

Mel: atua como regenerador da flora intestinal. Como grande parte da serotonina é produzida no intestino, o mel contribui para o aumento da disponibilidade de serotonina no organismo.

Pimenta: a ardência na língua é resultado da produção de capsaicina. Ajuda o cérebro a produzir endorfina, causando euforia.

Peixes: são fontes de ácido graxo ômega 3, responsável pelo aumento da produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, que protegem o cérebro e o sistema nervoso central do ataque dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário