segunda-feira, 12 de março de 2012

Dietas e alimentação - parte 1

A pesquisadora inglesa, Zoe Harcombe, da Universidade de Cambridge, em seu livro The Obesity Epidemic – What Caused It? How Can We Stop It?, sem tradução para o português, questiona os motivos pelos quais a população mundial está se tornando gorda.
Conhecida por suas idéias polêmicas, Harcombe pergunta: “Você acha qua a mãe natureza quer nos matar? Então por que estamos demonizando comida de verdade, como ovos e carnes?”
Algumas de suas opiniões:
PARE DE MASTIGAR O DIA TODO - Isso mesmo. Fazer cinco refeições por dia? Nem pensar! “Ao menos que você queira ficar do tamanho de uma vaca, pare de ruminar o dia inteiro”, dispara Harcombe.”Precisamos dar chance ao organismo de queimar a própria gordura”. Comer tantas vezes, coloca glicose na corrente sanguínea o tempo todo e isso faz com que a gordura não seja queimada.Bastam três refeições.
ACADEMIA NÃO É A SOLUÇÃO - “Podemos comer em um minuto o que levará horas para ser queimado na esteira.” Não adianta se empanturrar e depois correr para a academia.
MENOS CALORIAS, MENOS PESO - Não é bem assim. “Cada organismo funciona de um jeito e não dá para fazer a mesma conta para todo mundo”, diz. "É importante cortar calorias, sim, mas cada caso é um caso. Se você perder o emprego, economizará dinheiro. Se cortar os suprimentos do corpo, ele fará o mesmo. Pior. O metabolismo pode trabalhar inversamente e fazer você engordar.”
COMA FRUTAS - É óbvio que ninguém pode viver comendo apenas isso. “Elas são ricas em potássio, mas pobres com relação aos outros, se comparadas à carne, aos peixes e aos ovos.”
NÃO PRECISA DAR ADEUS AO PÃOZINHO COM MANTEIGA, NEM ABRIR MÃO DE COMER OVOS - “Manteiga é feita com gordura animal. Margarina é um alimento artificial. Portanto, a manteiga é melhor. A gema do ovo é rica em colesterol, mas isso não significa que ela seja toda absorvida pelo nosso organismo.”
Seja como for, em entrevista a revista Nova, questionada sobre a possibilidade de uma pessoa ser gorda e feliz, Harcombe respondeu: “Sim, se a pessoa não estiver obesa. Usando o índice de massa corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) como guia, dá para ser saudável mesmo no nível de sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9). Mas, se ela estiver obesa (IMC acima de 30), isso não é possível.”
E ser feliz acima do peso? “Em teoria, sim, mas nunca encontramos essa pessoa”, conclui a autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário