segunda-feira, 7 de maio de 2012

As dicas de sedução de Casanova



De paladar apurado e sensível aos desejos femininos, Casanova (1725-1798) tenta adivinhar quais iguarias podem favorecer suas conquistas.

“Uma loura graciosa tende a preferir as comidas adocicadas, cremosas, suaves, os frutos do mar, os peixes na manteiga, as aves, as verduras frescas, os queijos não muito picantes. Aprecia, sobretudo, o champanhe e os vinhos brancos mais leves.”

No seu entender, as morenas,

“mais vivazes e provocantes, amam os sabores fortes dos embutidos apimentados, das ostras com limão, dos doces recheados, da carne vermelha, dos risotti, das hortaliças de perfume intenso, dos queijos fortes, do chocolate. Os vinhos para as morenas devem ser tintos, como Bourgogne e Bordeaux, eventualmente um branco seco e champanhe.”

Quanto às ruivas,

“a pele sensível as leva a optar por alimentos requintados e leves, mas, por outro lado, o temperamento as aproxima do fogo. Vulcânicas e caprichosas, são muito atentas à apresentação e à consistência das iguarias. Preferem vinhos brancos secos, os Côtes du Rhône leves, um rosé fresco. E champanhe, sempre.”

Trecho de seu livro Memórias, publicado pela primeira vez no século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário