quinta-feira, 24 de março de 2016

Páscoa sem ovo de chocolate é o mesmo que Natal sem Papai Noel.

Alguém já disse que Páscoa sem ovo de chocolate é o mesmo que Natal sem Papai Noel. Para nós, cristãos, tornou-se símbolo de Cristo e de sua Ressurreição, juntamente com o coelhinho, animal que representa a fertilidade, devido à sua incrível capacidade de procriação. São tradições antiquíssimas que seguimos respeitando. Para celebrar a chegada da primavera, chineses pintavam ovos de aves, geralmente de galinhas e gansos, com cores bem alegres. Egípcios e persas também cultivavam essa tradição. Para eles, os ovos representavam o início de tudo, remetiam à prosperidade, à fartura, a regeneração da vida ao fim do inverno. Ao longo dos séculos, o costume de pintá-los, antes de serem ofertados, permaneceu principalmente na Ucrânia, onde trazem ilustrações do trigo, que significa fartura; do peixe, associado a Jesus Cristo; da flor, que representa o amor; e da cruz, emblema maior do cristianismo.

Passeando pela história, ficamos sabendo que o rei inglês Eduardo I (1239-1307) costumava oferecer ovos banhados em ouro a seus súditos. Luís XIV (1638-1715), por sua vez, dava ovos pintados e decorados. Luís XV (1710-1774) presenteou sua filha, Madame Victoire, com alguns ovos pintados por Antoine Watteau – expostos atualmente no Museu do Louvre –, e sua amante preferida, Madame du Barry (1743-1793), com um ovo enorme em cujo interior havia uma estátua de Cupido. Na Rússia, era costume as mulheres usarem joias com pedras preciosas encrustadas em formato de ovos, durante as festividades da Páscoa. Esses fatos devem ter influenciado o joalheiro Peter Carl Fabergé na criação de seus valiosos e famosos ovos Fabergé, crivados com pedras preciosas, trocados pelos membros da família real russa, entre o final do século XIX e o início do século XX.

Depois do descobrimento da América, os colonizadores espanhóis conheceram o chocolate e levaram as primeiras mudas de cacaueiro para a Europa. Foram necessários um pouco mais de 800 anos para que os ovos de chocolate surgissem na França, por obra dos confeiteiros parisienses. Eles retiraram o conteúdo dos ovos, geralmente de galinhas, e o rechearam com chocolate. Já no século seguinte, com o aprimoramento das técnicas, criaram-se os ovos produzidos totalmente com chocolate: os irresistíveis ovos de Páscoa.

Essa e outras dezenas de histórias sobre o delicioso mundo da confeitaria, você encontra no Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas (Senac, 2015).

Foto: Divulgação


Ovo de Páscoa
Por Debora Damin
1 unidade (500g)

Ingredientes
Para o ovo
500g de chocolate meio amargo com 70% de cacau em pedaços

Para o recheio
250ml de creme de leite fresco
300g de chocolate italiano para cobertura ou chocolate meio amargo
80ml de Cointreau®

Preparo
Ovo
Coloque os pedaços de chocolate em um refratário e leve ao forno de micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Retire e mexa bem.
Volte ao micro-ondas e repita a operação quantas vezes forem necessárias até o chocolate derreter por completo.
Despeje o chocolate em uma pedra de mármore ou granito. Com uma espátula de inox, faça movimentos rápidos para resfriá-lo.
Coloque o chocolate de volta no refratário e, com um termômetro culinário, verifique se o chocolate atingiu 31°C. Outra opção para medir a temperatura ideal é colocar um pingo do chocolate no lábio inferior: se a sensação for de frio, está pronto para ser usado.
Despeje o chocolate em uma fôrma de 250g, própria para ovo de Páscoa, até a linha de marcação e espalhe para as bordas.
Pegue a outra parte da fôrma e pressione levemente sobre o chocolate para que ele se espalhe. Dê batidinhas nela para tirar as bolhas de ar do chocolate.
Vire a fôrma sobre o refratário com o chocolate derretido para escorrer o excesso. Limpe as bordas e deite a fôrma de boca para baixo sobre uma superfície plana (use uma tábua de cozinha ou uma assadeira). Reserve o chocolate que sobrar.
Leve à geladeira por 8 a 10 minutos ou até o verso da fôrma ficar esbranquiçado.

Recheio
Leve o creme de leite para ferver em uma panela de fundo reforçado.
Rale o chocolate em lascas finas e junte ao creme de leite, mexendo com uma espátula.
Adicione o licor e misture bem.
Leve à geladeira por 12 horas, em uma tigela coberta com filme plástico.

Montagem
Desenforme o ovo com cuidado.
Use um mixer para aerar o recheio.
Preencha as cavidades do ovo com o recheio e cubra com o restante do chocolate derretido reservado. Leve à geladeira por 10 minutos.
Retire da geladeira, junte as partes, embrulhe em papel-alumínio e leve para gelar novamente por cerca de 12 horas.
Finalize com celofane transparente e laço de cetim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário