quarta-feira, 4 de abril de 2012

Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia


Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia é meu segundo livro, publicado pelo Senac Rio, lançado no ano passado. Sem falsa modéstia, o livro ficou maravilhoso.

São 322 páginas que passeiam ao longo do tempo - da Antiguidade aos dias de hoje -, contemplando ingredientes, bebidas, personagens históricos (são mais de 1.500) e lugares do mundo inteiro, narrando passagens, momentos e acontecimentos que nos ajudam a entender a evolução da arte de comer e beber bem.

Breno Lerner, editor e pesquisador da história da culinária, escreveu o prefácio que reproduzo abaixo:

"A curiosidade matou o gato, diz o velho refrão , mas impulsionou o homem a buscar novas fronteiras.
Toda história humana passa, em algum momento, pela cozinha, e este bicho curioso, o homem, a todo momento a fuçar e procurar novos ingredientes e temperos acabou por dar voltas ao mundo, descobrir novas terras e continentes, guerrear por um punhado de pimenta ou invadir um país por uma plantação de chá.
Muitas das histórias e lendas sobre a culinária e seus ingredientes têm diferentes versões, todas de garantida fonte de procedência, todas verídicas e comprovadas, o que dificulta muito o estudo e a organização de um trabalho histórico.
Roberta Malta Saldanha nos brinda com um verdadeiro almanaque de boas e rápidas informações, apuradas em fontes confiáveis e apresentadas sob a forma de verbetes rápidos e de gostosa leitura.
Foi um prazer receber os originais e lê-los “de enfiada”, sem tomar fôlego, de cabo a rabo. Aquela boa e velha curiosidade é despertada pelas informações oferecidas por Roberta, e tenho a certeza de que cada leitor, como eu, seguirá pesquisando e procurando mais informações sobre um ou outro item. E este é o grande mérito do trabalho de Roberta: convidar-nos a continuar procurando, por meio da insaciável curiosidade humana, mais informações sobre este curioso caso de amor entre o homem e sua cozinha.
Lendo Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia, vamos descobrir, na história do Monte Testaccio, que o problema com o descarte de vasilhames é bem mais antigo do que se imagina , ou a curiosa relação entre o filtro de café e o extinto mata-borrões, ou ainda as inúmeras versões sobre a criação da maionese.
Lendas como a relação do tortellini com o umbigo da deusa Vênus ou a descoberta do café por um monge levam-nos a viajar pelo tempo, mundo afora.
Histórias com a do cachorro-quente ou do pêssego Melba nos ajudam a entender melhor seus curiosos nomes e o momento histórico em que apareceram.
Este livro relata histórias sobre a curiosidade humana na área da gastronomia, curiosidade que moveu o motor da economia mundial do século XV ao século XIX e hoje movimenta bilhões de dólares em uma das áreas que mais têm crescido neste século XXI.
Espero que você se divirta e sacie sua curiosidade, assim como eu me diverti ao ler este livro."

Nos próximos posts, vou publicar algumas passagens do livro.
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário