quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Luís XIV: ciúmes, inveja e vingança do Rei Sol

Nicolas Fouquet (1615-1680) era um nobre francês, rico, inteligente, ambicioso e vaidoso, protegido do cardeal Mazarino, tutor de Luís XIV. Ao tornar-se o todo poderoso superintendente das finanças da França, Fouquet restabeleceu a credibilidade das finanças do Reino e, gozando de privilégios econômicos, multiplicou sua fortuna tornando-se um dos homens mais ricos do país. Vaux-de-Vicomte é um magnífico castelo a cerca de 50 km a sudeste de Paris, construído à custa de Fouquet ao longo de cinco anos por 18 mil operários comandados pelo arquiteto Louis Le Van, o paisagista André Le Notre e o pintor Charles Le Brun. Ao término da construção de seu castelo resolveu organizar uma festa suntuosa para recepcionar o rei e sua corte.

Luís XIV, então com 23 anos, chegou à festa com sua mãe, a rainha Ana da Áustria, e cerca de seiscentos nobres. Acompanhados por Fouquet, andaram pelos 3km de jardins da propriedade com incontáveis canteiros de flores, conhecendo seus lagos e suas magníficas fontes. Ao final da caminhada, foram presenteados com um banquete executado pelo famoso maître d´hotel François Vatel, composto por travessas de manjares exóticos, bandejas de carnes de caça, jarras de vinho, de espumantes, de sucos e licores, pães quentes, cestas de frutas e potes de doces em calda. Ainda para entretê-los, o comediante Molière representou Las Fâcheus, uma comédia-ballet, enquanto aguardavam um sensacional sorteio de diamantes para as damas e armas para os cavalheiros. Após o sorteio, houve queima de fogos de artifício que custou a bagatela de 16.000 francos.

Este excesso de luxo foi motivo de ciúmes, inveja e vingança do rei Luís XIV que furioso se recusou a pernoitar no castelo. Semanas mais tarde, no dia 5 de setembro de 1661, a mando do Rei Sol, o mosqueteiro D´Artagnan surpreende Fouquet com uma ordem de prisão perpétua. Preso Fouquet, Luís XIV decidiu construir o palácio de Versailles pelas mãos dos mesmos técnicos e artistas que haviam construído o Chateau de Vaux le Vicomte. Despojado de grande parte de seu acervo pelo rei, o castelo foi salvo da demolição em 1875, por um rico industrial, Alfred Sommemlier, que dedicou sua vida a restauração desse patrimônio.

E falando em Vatel, o que temos para hoje?



Waffles com morangos e chantilly
8 porções

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
2 ovos
1 ½  xícara de leite
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo
Em um recipiente, peneire a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Reserve.
Em outro recipiente misture os ovos batidos com o leite, o óleo e a essência de baunilha.
Despeje sobre a mistura de farinha e incorpore os ingredientes.
Pincele o aparelho para waffles com manteiga.
Coloque uma concha rasa de massa e deixe assar até a massa ficar bem dourada.
Sirva com morangos e chantilly.

Foto e receita Kenzo Fco

Nenhum comentário:

Postar um comentário