sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Virado à paulista, simples e gostoso!

Prato de bandeirantes e tropeiros que levavam em suas expedições, no lombo dos cavalos, um farnel contendo toucinho, carne de sol, feijão e farinha de milho. O balanço do galope acabava por misturar todos os ingredientes, daí o nome “virado”. A couve refogada, o ovo, a linguiça e o torresmo foram incorporados depois, nas cozinhas do interior paulista.


Foto: Gustavo Malheiros


Virado à paulista
4 porções

Ingredientes
4 ovos
4 gomos de linguiça
Para as bistecas de porco
4 bistecas
Sal e pimenta-do-reino
Suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados
Óleo

Para o tutu de feijão
250g de toucinho defumado
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
3 xícaras de feijão-mulatinho cozido, com caldo
1 xícara de farinha de milho
Sal
Molho de pimenta a gosto

Para a couve
1 maço de couve
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho picado
Sal

Modo de preparo
Tempere as bistecas com o sal, a pimenta-do-reino, o suco de limão e o alho e deixe descansar nesse tempero por duas horas.
Para fazer o tutu, pique o toucinho e frite em sua própria gordura até que dourem e fiquem crocantes. Retire os torresminhos e coloque-os para escorrer sobre papel absorvente. Na gordura que restou na panela, refogue a cebola, o alho e o louro.
Adicione o feijão com o caldo, e mexa com uma colher de pau. Tempere com sal e molho de pimenta. Acrescente a farinha de milho e continue mexendo para obter um tutu bem úmido. Desligue o fogo e reserve.
Numa frigideira, doure as bistecas em óleo bem quente. Retire e reserve. Frite a linguiça e os ovos. Reserve.
Lave bem a couve e, usando uma faca afiada, elimine os talos e pique as folhas bem fininhas. Numa panela, aqueça em fogo alto o azeite. Coloque o alho e junte a couve quando começar a dourar. Tempere com uma pitada de sal, dê uma mexidinha e pronto.
Arrume as bistecas no centro da travessa, disponha o tutu de feijão de um lado, espalhe os torresmos por cima e coloque a couve do outro. Ponha um ovo frito sobre cada bisteca e acrescente os gomos de linguiça. 
Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário